Justificativa apresentada na defesa do Projeto em Curitiba-PR

A efervescência por que passa hoje o movimento estudantil brasileiro terá impressas em sua superfície ( e por que não dizer a fundo em sua carne) as digitais da Executiva Nacional dos Estudantes de Letras- ExNEL. As deliberações da plenária final do XXVII ENEL-Brasília e, subseqüentemente, no CONEL, realizado na USP, a reafirmação da postura de lutar contra a Reforma Universitária e contra todas as medidas provisórias e decretos, métodos adotados pelo governo para implementar o desmonte do ensino público neste país lançaram a ExNEL numa posição pioneira em relação às demais entidades do movimento de área.

Reivindicamos o balanço da ExNEL na construção da Frente Nacional de Luta Contra a Reforma Universitária, pois fomos a primeira executiva de curso a apontar a necessidade de sua construção para que os estudantes de todo o país tivessem uma ferramenta que lhes unificasse para a ação permanente contra os ataques do governo e a traição da União Nacional dos Estudantes- UNE.

Parece-nos, assim, de fundamental importância, para que esse efetivo avanço possa se materializar também no cotidiano dos estudantes de Letras de cada região do país, que tenhamos a preocupação de corrigir alguns descompassos que ainda há no que tange ao reconhecimento da ExNEL por seus representados.

Neste sentido, arriscamos fazer uma relação direta entre as regiões que assumem a sede dos fóruns da ExNEL e a necessidade de organização que se vê manifestada nos passos seguintes das escolas sede, sobretudo observando os dois últimos Encontros Nacionais. A participação expressiva dos estudantes do Centro-Oeste e do Sul nas suas plenárias regionais no XXVIII ENEL seriam o melhor exemplo do que aqui queremos demonstrar.

No final de abril deste ano de 2007, a Universidade Federal do Pará, campus do Guamá, sediou o XI EREL Norte e essa experiência motivou vários estudantes a quererem estreitar relações com a nossa Entidade. Acreditamos, no entanto, que na região Norte ainda há muito para avançarmos e, nesse primeiro aspecto, acreditamos que sediar o XXIX ENEL poderá alavancar a consolidação na base do respeito e reconhecimento que a entidade já alcançou no cenário Nacional.

Um segundo aspecto ao qual nos atemos, que talvez ratifique este primeiro, é justamente o sistema de rotatividade entre as regiões no que tange à escolha da escola sede para o nosso máximo fórum deliberativo: em 2008, completará exatamente dez anos que o Pará sediou o ENEL. Esse elemento apresenta não apenas, mas também um valor simbólico, posto que o sentimento de ousadia e o espírito de luta e a responsabilidade com o movimento estudantil volta a inflar os pulmões dessa nova geração de estudantes que se propõe a discutir o papel da Universidade, do profissional e dos estudantes da linguagem dentro da sociedade.

A variedade de temas abordados a partir da produção dos estudantes/ pesquisadores das várias linhas de pesquisa tanto no campo da lingüística quanto da Literatura representando as Universidades do País, possibilitarão aos estudantes da região Norte, atingidos diretamente tanto pela disparidade geográfica de um país com dimensões continentais, quanto pela falta de verbas de incentivo a participação em congressos, o diálogo com outras possibilidades de intervenção no espaço acadêmico, como no conjunto da sociedade em que vivemos.

Por fim, salientamos a extrema satisfação que teremos em receber os colegas de curso em nossa casa e dar a beber na fonte uma das mais ricas culturas que varia da culinária à dança, das praias de rio à chuva diária das 2h, que passa pela canoa do ribeirinho e vai desaguar na poesia de Max Martins, ou nas letras de cotidiano do carimbó parauara.

É açaí, pupunha e tacacá... no ano que vem, o ENEL é no Pará!

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

AJUDANDO A CONSTRUIR O ENEL...

Mandem propostas ...

35 comentários:

Claudio, o Vilão disse...

já definiram a data?

palavra de ex-organizador, quanto antes a definirem mais confortavelmente trabalharão.
sou de curitiba, precisamos desse tipo de informação o quanto antes para nos organizarmos e nos planejarmos melhor

respondam em mancodaluz@hotmail.com

obrigado

kleyton Silva (http://twitter.com/kleysil18) disse...

Bem, "compa".

A data proposta é de 19 a 26 de julho de 2008.

Karla disse...

Parabéns pela proposição do espaço destinado a sugestões, e a minha é que sigam (em parte)a programação do ENEL no ano passado, em Brasília, pois acho que foi muito diversificada além de ter qualidade.

Mas vocês devem ter cuidado na hora de montar a programação, para que todos tenham chance de participar de Oficinas e Mini Cursos sem comprometimento de carga horária.
Lembrar de manter Saraus, Cinel (mostra de filmes com debates), como também o Transpel.
Bom é isso ae...

Karla Romena
(6º período de Letras_Língua Inglesa - UERN)

Arthur Souza disse...

ir pro pará virou a boa agora de 2008/2009 vai ter, além do enel, o encontro de artes, e o forum social mundial

Nayara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
kleyton Silva (http://twitter.com/kleysil18) disse...

Tema do Enel 2008
Desarrumando identidades: movimentos indisciplinares nos estudos da linguagem

vipfest disse...

olá galera do ENEl, gostaria de saber se o Enel se realizará no campus da Federal ou no Hangar?
Sugiro somente uma coisa muuuuito importante, a segurança ultrareforçada na UFPA.

Unknown disse...

Gostaria de saber quando as inscrivoes para apresentaões de trablhos. Tenho um bom trabalho sobre jornal e gostaria de apresentá-lo em forma de minicurso.
Por favor, respondam-me.

kleyton Silva (http://twitter.com/kleysil18) disse...

Caros Companheiros,

Gostaria inicialmente de agradecer pelas contribuições e de dizer que as atividades do Encontro estão previstas para serem concentradas no campus do Guamá/Belém, a fim de que evitemos dispersão na programação do Encontro. Qualquer modificação, no entanto, poderá ocorrer caso a Universidade apresente contrariedade para liberar algum espaço. Estamos na expectativa da Inauguração até Julho de um Teatro, com capacidade para 1000 pessoas (tbm no campus do Guamá- o que facilitaria a realização de Plenárias. No entanto , não o podemos afirmar ainda.
A segurança dos encontristas certamente será prioridade da Comissão Organizadora. E as informações sobre inscrições de trabalhos e participantes serão amplamente divulgadas através do site da ExNEL, dos Blogs do Movimento de Letras , bem como nas comunidades criadas em função do Nosso Encontro. Há braços a todos. Continuem mantendo contato e enviando sugestões.

Rafael dos Prazeres disse...

E aí essa galera, sou de Salvador Bahia. Gostaria de saber como o sarau está orgnizado ou como será organizado? Terá Vinho e um espaço fechado no qual a voz possa se apresentar de diferentes formas?
Obrigado,

Rafael dos Prazeres

siog disse...

Gostaria de saber quando as inscrições estarão abertas?.....sou de Marabá e é importante não ficar de fora!!!!
Valeu!!

kleyton Silva (http://twitter.com/kleysil18) disse...

Oi fernanda,
Na última reunião da Comissão Organizadora definimos que, a priori, trabalharemos com as seguintes datas:


01/03/08 a 30/04/08 - envio de trabalhos
16/05/08 - envio de aceites.

Estou, no entanto me antecipando à Comissão Acadêmica que nos próximos dias deverá anunciar os padrões de formatação dos trabalhos no site da ExNEL, neste blog e nas comunidades e lista de construção do Encontro e nas da ExNEL, bem como divulgará os e-mails de contato para maiores esclarecimentos. ok?

Há braços!!!

Anônimo disse...

Estamos ansiosos para saber quando poderemos enviar trabalhos para apresentar.

Nayara disse...

Tb não vejo a hora de poder enviar o resumo do meu trabalho.
Infelizmente, o pessoal do EREL - Nordeste 2008 não foi muito organizado e sequer respondedeu ao meu email!!
GOstaria muito de levar os primeiros resultados da minha pesquisa PIBIC!!

JAR - Breves disse...

Queria saber quais as formas de se inscrever, hospedagem, datas, etc...
Entrei em contato comigo POR FAVOR!!

jotadebreves@hotmail.com

Campus de Breves, Interior.

Dri disse...

Oi!
Sou acadêmica do curso de letras da Ufpa-Campus de Santarém.
Gostaria de saber a data do evento, até quando vai poder inscrever trabalhos?
Por favor, me respondam, faço parte do C.A.L. e queremos levar uma caravana para o encontro.
Aguardo resposta!

Contatos: c.a.letras.stm@hotmail.com
dri_letrasufpa@hotmail.com

Caroline disse...

To dentro do ENEL 2008!!!!
Só preciso de mais informações, pois acabei não ajudando a organização e nem indo ao ENEL 2007 por falta de informações e apoios daqueles que poderiam manter-me informada.
Espero que nesse ENEL 2008 eu possa colaborar.
Mandem emails e/ou me adicionem no msn (identifiquem-se, por favor).
carolzinha.carol@gmail.com
carolzi_nha@hotmail.com

O ENEL 2008 é a minha maior vontade e meu maior objetivo.

ajudem-me!!!

Unknown disse...

Gostaria de saber qual o período para envio de trabalho? a proposta realizada pelo meu grupo é de uma peça teatral e gostariamos de saber tb se poderia ser disponibilizado alditóriio ou teatro? gostaria q vc me desse todas as coordenadas visto q é a primeira vez q iremos participar de um evento como esse para apresentação.

lanny disse...

E ai Paranaenses...
O pessoal aqui da Paraiba está ancioso para conhecer logo a UFPA e participar do evento como um todo!
Quero parabeniza-los pela data, 19 26, boa escolha, pelo menso aqui na UEPB estaremos de férias, espero que as demias universidades tanbém estejam!!!
Queria que se possivel colocassem a data para envio de resumos,e as demais normas...Pois comno foi dito em comentarios anteriores o EREL Nordeste deixou muito a desejar, em relação a parte academica, devido alguns contratempos da organização...
Olha, quero agradecer o apoio que vcs iriam dar a Paraiba para trazer o ENEL para cá, so que a Universidade Federal daqui não tem a minima intenção de trazer, e como dependemos dela,pois so ela tem estrutura, não podemos levar adiante esta possibilidade!!!
Quero também oferecer a minha ajuda para qualquer coisa que voces precisarem...
Estarei a inteira disposição!
Obrigada...

e-mail:lanealves_letras@hotmail.com

Unknown disse...

Olá! Caros amigos letrados!!
Nós, vizinhos amapaenses, não vemos a hora de poder participarmos desse encontro.

Só temos uma exigência: muito sarau e bastante vinho.

Abraços amapaenses,
Dani Silva

Nomade disse...

Amigos, quero saber quando haverá um site para efetuar as inscrições.
Outra coisa, a data do evento será realmente de 19 a 26 de julho?

Unknown disse...

Oi, galera! Sou de Curitiba e gostaria de saber qual a data do Enel e qual o tema. Obrigado! Abraço a todos...
Everson

lanny disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lanny disse...

Olá,pessoal...A galera da Paraiba está super animada pra que chegue logo julho rsrssr
Sabemos que estão ocupadissimos,mas pelo menos tirem as duvidas da galera, daqui e de todos os estados...Vocês improvisaram um site,mas pouca coisa tem nele e o principal ainda não se encontra: tudo sobre oenvio dos trabalhos, gt's, pôster's...
Por favor...
Necessitamos de respostas...
Agradecimentos...

Alguma Existência disse...

Amigo, mandei uma proposta de mini-curso, mas não tive resposta, só quero saber se vocês receberam. Só um OK!
Meu nome é Flaviano e sou do Maranhão
Boa Sorte!
P.S. coloquem os mini-cursos em um dia e as comunicações em outro, passa que possamos assistir a maior quantidade possível de trabalhos

Karina Paraense disse...

E aí galera?
Já estava mais do que na hora de ter uma edição do ENEL na terra do carimbó...
Desde já sejam bem-vindos ao Pará,e espero que se aprendam e se divirtam bastante nesse dias espetaculares em que são ocorridos o ENEL =]

Letras_UFPA...

Rafael dos Prazeres disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael dos Prazeres disse...

Olá pessoal,

É possível a Comissão organizadora enviar para o C.A da minha universidade algum material de divulgação do enel?? Precisamos comprovar - o quanto antes - a veracidade das informações que demos a pró-reitoria de extensão em prol de uma condução para belém do Pará durante todo o evento.
Agradeço desde então!

Rafael dos Prazeres

C.A. Letras UNEB I
###Universidade do Estado da Bahia - UNEB.
Rua Silveira Martins, 2555, Cabula. Salvador-Bahia-Brasil. CEP: 41.195.001.

Camilla - unifap disse...

Oie pessoal...gostaria que vcs mandassem um mdelo de envio de trabalho - minicurso.
Valeu...e encontro vcs em julho!

Unknown disse...

oi galera todos os trabalhos tem q ser dentro do tempo? Vai ser prorrogado o prazo de inscrição? Onde consigo o modelo de inscrição para o Trabalho? Valeu

Cristofthe
Letras Alemao - Port UFC

Anônimo disse...

Olá Organização,

Peço a Comissão organizadora o envio de material de divulgação do ENEL 2008. Precisamos divulgar e comprovar - o quanto antes - a veracidade das informações que demos a pró-reitoria de extensão em prol de uma condução para Belém - Pará.

Agradeço desde já!

Viviane Quaresma

CALLING - C.A DE LETRAS/INGLÊS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
Rua Polidoro Bularmaque, 2295,
CEP:64078-700 - P.Itararé. Teresina - Piauí - Brasil.

Capitolina disse...

hoo*-*
Olá galera, estudantes de Letra!
eu sou do Pará, estou no primeiro ano de Letras,irei participar do ENEL, TO MUITO ANSIOSA!
Espero de coração que vcs amem o Pará assim que chegarem aqui, o açai, e o tacacá esperam vcs..rs
É só isso, vim dar as boas vindas!

=]

;*At lá

Capitolina disse...

*-*
Olá galera, estudantes de Letra!
eu sou do Pará, estou no primeiro ano de Letras,irei participar do ENEL, TO MUITO ANSIOSA!
Espero de coração que vcs amem o Pará assim que chegarem aqui, o açai, e o tacacá esperam vcs..rs
É só isso, vim dar as boas vindas!

=]

;*At lá

Bruna Lima disse...

vai ter oficinas no enel eu gostaria de ministar uma ainda é possivel fazer propostas...beijos
bruna

Cindy Michelle disse...

gostaria por favor dos nomes da galera da comissao do enel 2008.brigada